domingo, 2 de maio de 2021

Associação Internacional da Moradia Social

Deu na Gazetaweb.com
05-04-2021, por Thiago gomes
Corte no Orçamento deve extinguir 3 mil empregos e paralisar 5 mil imóveis de programa federal em AL

Previsão foi dada pelas entidades da construção civil em Alagoas, após anúncio de repasse menor para o Programa Casa Verde e Amarela

Montagem: àbeiradourbanismo


Não creio que os construtores de habitação social tenham apreço pela habitação social para além de seu interesse direto e imediato na habitação social, qual seja construí-la e vendê-la com lucro suficiente. Mas, nas circunstâncias, botar a boca no trombone em uníssono é absolutamente necessário.

Não seria o caso, aliás, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto - MTST assumir o papel de uma Associação Nacional Pró-Habitação Social? Ou de ajudar a criar uma? Ou se espera que um possível novo governo Lula a torne supérflua? Terá sido suficiente o Minha Casa Minha Vida? Com milhões de moradias populares em periferias distantes como impõe o mercado de terras?

A propósito, Guerra dos Lugares, o excelente livro de Raquel Rolnik sobre a financeirização da moradia em escala planetária, me frustrou num ponto crucial: de tudo o que li no livro eu esperava que a conclusão fosse a proposta de uma Associação Internacional da Moradia Social. Já tinha até na cabeça três nomes para o seu comitê fundador: Raquel Rolnik, Guilherme Boulos e Ada Colau.

Fica a ideia.

2021-05-02